Introdução

O que é GURPS? A sigla em inglês quer dizer “Generic Universal Role-Playing System”, que traduzindo significa “Sistema Genérico Universal de Jogo de Interpretação”. É um sistema de RPG com regras que podem ser utilizadas em qualquer cenário. Da idade da pedra à viagem espacial, de aventuras de super-heróis a uma missão na I Guerra, tudo pode ser jogado com GURPS. Tais livros são propriedade intelectual da Steve Jackson Games, alguns títulos foram traduzidos para português ou produzidos pela Devir Livraria.

O que é GURPS Melendor? Trata-se de um cenário no qual os mestres de GURPS podem ambientar as suas aventuras. Apesar de ter a mitologia nórdica como uma das fontes de inspiração, não é uma tentativa de reprodução de tais mitos. Pretendeu-se fazer um mundo inédito, que poderia ser classificado, genericamente, como uma “fantasia medieval”, por ter monstros, magos e heróis. Contudo, tentou-se não repetir alguns chavões comuns nesse tipo de cenários, como o dualismo bem x mal. Leia, e saiba mais.

Melendor é um grande continente do mundo de Midgard, que na mitologia nórdica é um dos novos reinos existentes, o reino dos humanos (ou seja, a Terra).

GURPS Melendor não é um complemento oficial da SJ Games, tão pouco da Devir Livraria. É uma livre iniciativa do autor e, pelo menos até o presente momento, gratuito.

Veja mais na Wikipedia: RPG GURPSMidgard


Importante: essa página está em construção. Nem todo o material prometido já foi publicado.

Midgard

Faz pouco mais de 27 anos que Midgard passou pelo momento de maior sofrimento de sua história. Controladas por ordens religiosas que queriam expandir a sua fé, nações entraram em guerra. Não foi um conflito localizado ou breve, pelo contrário, as batalhas se espalharam em toda parte durante décadas. De mãos dadas com elas também caminharam a fome das colheitas queimadas, o sofrimento das doenças, o frio dos desabrigados, o medo da incerteza e a certeza do medo.


Para acabar com esse quadro de horrores, uma aliança se formou. Os magos de todos os países e das mais diferentes raças se uniram. Inicialmente atacando o ponto mais fraco dos religiosos, seus fiéis. Convencendo-os a desistir da adoração aos deuses, o poder de clérigos e sacerdotes diminuiu. A promessa de um futuro melhor fez com que muitos apoiassem essas medidas. Para garantir que a paz chegasse mais cedo, a Guilda dos Magos foi fundada. Com ela, o intercâmbio dos segredos arcanos aumentou e o número de aprendizes também cresceu muito, ou seja, os magos ficaram mais numerosos e poderosos. Além disso, eles formaram um exército para forçar justos tratados de paz.

Com o fim do conflito, a Guilda dos Magos não descansou. Para que a paz se mantenha, é preciso que eles continuem em guarda, vigiando possíveis governantes expansionistas e outros transgressores. Talvez isso custe algumas vidas, mas toda paz tem seu preço. Recentemente, os deuses contaram aos mortais que o mundo acabará por causa dos magos. Será verdade?


Nesta página você encontrará:

- O panteão de Midgard – inspirados nos deuses nórdicos. Há a história deles, das suas ordens religiosas e regras para magias e poderes divinos.

- A história de Midgard – milênios desde a criação até o suposto fim.

- A geografia de Midgard – mapas detalhados com topografia, climas, cidades, entre outras informações.

- As sociedades de Midgard – são diversos tipos de governo e economias (como bárbaros selvagens, monarquias feudais e repúblicas aristocráticas). Seus níveis tecnológicos variam desde aqueles que ainda estão na idade do bronze, até as maravilhosas e recém-criadas máquinas a vapor, passando pela letal pólvora. Além da descrição das culturas e línguas.

- As raças de Midgard – seus personagens poderão pertencer a dezenas de tipos de raças. Algumas clássicas e outras totalmente inéditas. Humanos, elfos, anões, orcs, goblins, minotauros, centauros, gnomos, nagas, moguls e mysdras são apenas um pequeno exemplo dessa grande diversidade.

- As organizações de Midgard – há a descrição das ordens religiosas, da Guilda dos Magos (e suas facções), da Guilda Mercante Goblim, dos assassinos conhecidos como Discípulos de Kaleh, entre outros.

- As artes-marciais de Midgard – existem vários tipos de arte marcial, com ou sem armas, desenvolvidos especificamente para esse mundo e baseados nas regras do GURPS Martial Arts.

- O bestiário de Midgard - animais domesticados e selvagens, monstros, demônios e humanoides para serem suas montarias ou adversários.

- Além disso tudo, você encontrará novas vantagens, desvantagens, perícias, manobras, magias, equipamentos, poções alquímicas e muito mais.

Agradecimentos / Como Ajudar?



Arte: Keren Beyit

11 Comentários:

At 6:47 PM, Blogger André Pessoa posta...

Começa um mito.

 
At 12:25 AM, Blogger Hod posta...

Achei muito bom a sua ambientação. Gostaria de discutir com vc as alterações que vc fez em algumas raças. meu email é hodynu@gmail.com

 
At 3:31 AM, Blogger GURPS Melendor posta...

Hod,

Sugestões são sempre bem vindas. Se vc tiver orkut, participe da comunidade GURPS Melendor. Se não, envie-as para sreduardoand@gmail.com.

Abraços

 
At 10:38 AM, Blogger Tsu posta...

A página está ficando ótima, parabéns!

 
At 11:59 AM, Blogger VrorK posta...

O melhor ateh hj.

 
At 10:19 AM, Blogger Rodrigo Semente posta...

Estou gostando muito do cenário, e linkei ele lá no meu blog (se permitires é claro): http://guerrasdraconicas.wordpress.com/

 
At 1:25 PM, Blogger Rodrigo Polak posta...

Olá,

Parabéns pela iniciativa! É sempre bom ter mais e mais sites,blogs, etc. sobre GURPS. Principalmente hoje em dia, que esse maravilhoso sistema tem sido deixado de lado. Sou um dos fundadores do brasilgurps.blogspot e começamos a pouco tempo com a intenção de discutir idéias sobre o sistema, principalmente a 4a edição. Logo, gostaria de propor uma parceria entre nossos blogs e que nós estejamos sempre em contato fortalecendo cena dos "Rpgistas Gurpeiros" de coração.

 
At 10:37 PM, Blogger Fernando del Angeles posta...

ah... o polak já passou por aki... entao nem vou comentar nada...rsrsr

 
At 11:11 AM, Blogger Eduardo Andrade posta...

Polak,

Mande-me um e-mail para falarmos melhor.

gurpsmelendor@gmail.com

abraços

 
At 1:11 PM, Blogger Pablo posta...

Sou novo aqui não conheço muito queria saber como posso jogar

 
At 11:00 AM, Blogger Unknown posta...

Muito boa sua ambientação, o mestre de meu grupo quem apresentou seu site, de fato estamos começando a jogá-lo.. todos adoraram.. acho que tem alguns recursos em gurps que poderiam ser utilizados.. como as "perks" existentes em "gurps thaumatology: Magical Styles" são muito boas.. também tem a cinematic skill "dual weapon attack" que é bem interessante. Espero ter ajudado

 

Postar um comentário

RETORNAR À PÁGINA PRINCIPAL